Produção

As mudas da Agrícola Trevizoli apresentam os seguintes procedimentos específicos:

a) Características Gerais:

Os mini-rebolos devem ser tratados quimicamente, com o objetivo de ação de controle de agentes causais de podridões (ex.: Fluazinam a 0,125% na solução). Neste momento do controle químico, também recomenda-se o uso de promotores de enraizamento (Biozyme, Longevus, etc.) e outros produtos, com o objetivo de aumentar a sanidade, velocidade de brotação e aumento de massa de raízes durante o período de produção do MPB. A muda deve obrigatoriamente ter um porte de 25 a 35 cm (ponta da folha até final do tubete) e diâmetro (tubete) em torno de 4,5 – 5,5 cm, a fim de não prejudicar a operação do plantio, sendo manual ou mecânico (transplantadora).

Aspecto visual de mudas bem nutridas


b) Fatores Nutricionais:

Quanto ao aspecto nutricional, uma muda sadia inicia-se com toletes bem nutridos. Desta forma um viveiro que se destina à formação de mudas deve, entre outros fatores, receber adubação equilibrada ao longo de seu desenvolvimento, baseada em análise de solo e recomendação de adubação, calagem, gessagem, fosfatagem, etc (RAIJ, et al 1998). Para fundação/cobertura das mudas já plantadas, recomenda-se a utilização de MAP (9% de N / 44% de P2O5), nitrato de cálcio (14% de N), cloreto de potássio (58% de K2O), Sulfato de amônio (20% de N), Osmocote Mini Prill (19% de N; 6% de P2O5; 10% de K2O), termofosfato Yoorin (16% de P2O5) e Micronutrientes (B, Mo, Zn, Mg, Mn), de acordo com as necessidades nutricionais da cana-de-açúcar.


c) Volume e Características do Substrato:

A brotação e o desenvolvimento inicial de gemas de cana-de-açúcar sofrem influência de diversos fatores, entre eles o substrato. Um bom substrato deve satisfazer as exigências físicas, químicas e conter proporções suficientes de elementos essenciais (ar, água, nutrientes) ao crescimento e desenvolvimento das plantas.

Dentre as principais características, destaca-se a uniformidade na composição, baixa densidade, porosidade adequada, elevada capacidade de troca de cátions, boa retenção de água, isento de pragas e organismos patogênicos, isento de sementes de plantas daninhas, boa coesão entre as partículas e boa aderência junto às raízes. Desta forma, para termos boas condições de brotação, crescimento e perfilhamento, precisamos de uma densidade de 0,1 a 0,3 kg/m3, espaço de aeração em torno de 20-30% e água facilmente disponível em volume, em torno de 30-40%. O índice salino indicado para cana-de-açúcar deve estar entre 0,36 a 0,65 (método de extração), o pH em torno de 6,0 – 6,5 para que não ocorra indisponibilidade ou toxidez de nutrientes para a planta, e a CTC em torno de 50-100 cmolcdm-3. Para atender os aspectos operacionais (plantio mecânico e/ou semi-mecânico), precisamos de um volume de substrato entre 100 a 140 ml.


Bandejas de 50 células com tubetes de 136ML.

Transporte das mudas


d) Pragas / Doenças:

O uso de mudas sadias, livres de pragas e doenças, é de fundamental importância para o estabelecimento de qualquer cultura. É importante proceder um rigoroso controle de pragas / doenças em viveiros, a fim que a qualidade da muda não fique prejudicada.


e) Transporte / Acondicionamento das Mudas:

As mudas devem ser transportadas em caminhão baú, com aclimatação em torno de 20 º Celsius, acondicionadas nas bandejas (descartáveis).


f) Rustificação da Muda:

A muda de MPB deve ser entregue rustificada a pleno sol e com redução das lâminas de água, quando possível. Esta etapa final do processo é fundamental para adaptar a muda às condições de plantio no campo.

Muda pronta para o plantio